O setor de transporte responde por mais de 60% das emissões do modal rodoviário no Brasil, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). A adoção de tecnologias sustentáveis, porém, pode reduzir em até 20% o consumo de combustíveis e abrir espaço para uma cadeia logística mais responsável. Esse é apenas um exemplo de como o setor vem incorporando práticas de ESG que conciliam eficiência operacional e preservação ambiental. Durante a 24ª TranspoSul, realizada de 23 a 26 de setembro, em Porto Alegre, o tema está em evidência, com expositores apresentando iniciativas que reforçam a transição para uma logística mais sustentável — de combustíveis de baixa emissão a frotas movidas a energia limpa e soluções tecnológicas que diminuem a pegada de carbono.
A recapagem de pneus prolonga a vida útil do produto, reduzindo o descarte prematuro e diminuindo a necessidade de novas matérias-primas. Essa prática é um dos maiores exemplos de sustentabilidade no transporte de cargas ao gerar economia para as empresas e reduzir o impacto ambiental da atividade.
“A Hoff, em parceria com a Bandag, líder mundial em sistemas de recapagem, mostra que a reforma de pneus é fundamental para o setor. Cada pneu recapado evita a produção de um ou até dois novos, reduzindo drasticamente o consumo de petróleo: enquanto um pneu novo demanda cerca de 60 litros, uma banda de recapagem utiliza apenas 6 a 7 litros. Além disso, o processo proporciona um resultado quilométrico muitas vezes superior ao de um pneu novo, graças à compactação diferenciada da borracha. Por isso, a recapagem se consolida como um aliado do meio ambiente e um caminho estratégico para a sustentabilidade no transporte”, declarou Tiago Azevedo, gerente comercial da Renovadora de Pneus Hoff.
A Coopercarga, expositora do espaço Hub do Embarcador, também reforçou sua atuação como operador logístico sustentável. A empresa oferece soluções integradas que englobam armazenagem, separação, transporte e distribuição, sempre com foco em eficiência operacional e responsabilidade ambiental.
“A Coopercarga trabalha a sustentabilidade de forma integrada, indo além do transporte tradicional e oferecendo soluções completas de armazenagem, separação, distribuição e logística. Isso gera eficiência para o cliente e, ao mesmo tempo, reduz impactos ambientais. Na prática, contamos com uma frota de veículos elétricos que atuam em regiões metropolitanas abastecidos com energia limpa proveniente de placas solares em nossas unidades. Também investimos em alternativas ao diesel, como caminhões movidos a GNV e biocombustível produzido em nossa própria usina no Paraná, capazes de reduzir em até 92% as emissões. Nossos armazéns seguem certificações internacionais de sustentabilidade, como LEED e Triple A. Além disso, desenvolvemos iniciativas sociais, porque entendemos que ESG não se resume apenas ao ambiental, mas envolve todo o ecossistema de responsabilidade corporativa”, declarou Larissa Casagrande, supervisora de marketing da Coopercarga.
A RodOil lançou o Diesel DuraMais+, combustível que utiliza a nanotecnologia Green Plus para aumentar o rendimento dos motores e reduzir até 50% das emissões de poluentes, além de contribuir para a diminuição de gases de efeito estufa. A iniciativa alia inovação tecnológica à responsabilidade ambiental, oferecendo às empresas uma solução sustentável para otimizar custos e reduzir a pegada de carbono.
“O Diesel DuraMais+ foi pensado para atender empresas que precisam equilibrar eficiência operacional com responsabilidade ambiental. Ao adotar essa tecnologia, elas não só otimizam seus processos, como também contribuem para um futuro mais sustentável”, afirmou o presidente da RodOil, Roberto Tonietto.
A Ambipar apresentou soluções logísticas voltadas à descarbonização do transporte rodoviário, incluindo caminhões que operam com biocombustível Be8 em motores a diesel padrão — sem necessidade de adaptações mecânicas —, além de modelos movidos a hidrogênio e veículos preparados para rodar 100% com biodiesel B100, capazes de reduzir em até 77% as emissões. A empresa também lançou a primeira carreta sustentável do Brasil, equipada com painéis solares e energia limpa, reforçando seu papel de pioneirismo ambiental no setor.
“Estar na TranspoSul reforça nosso compromisso com a inovação logística em uma das regiões com a malha rodoviária mais relevantes do país. Apresentamos soluções que combinam tecnologia, segurança e eficiência, desenvolvidas para atender às complexas demandas do transporte rodoviário no Sul e em todo o Brasil”, destacou o vice-presidente de Logística da Ambipar, Helio Matias.
Entre as inovações ESG apresentadas na feira, também está o ArlaEKO, da MK Química. Trata-se de um reagente automotivo produzido a partir de ureia tecnicamente pura e água desmineralizada, em conformidade com a norma NBR ISO 22.241. O produto reduz as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e, ao mesmo tempo, preserva o desempenho dos motores a diesel e dos sistemas de conversão catalítica seletiva (SCR), unindo eficiência ambiental e segurança operacional.
Além dos lançamentos de produtos e serviços sustentáveis, o Congresso TranspoSul também trouxe reflexões estratégicas sobre ESG. Entre os destaques, a palestra de Lucilene Carvalho abordou a aplicação de práticas sustentáveis na indústria automotiva, enquanto Cleverson Forato discutiu a relevância do ESG no transporte de cargas. Já a Volkswagen Caminhões e Ônibus, por meio de Sérgio Pugliese, apresentou sua jornada ESG, reforçando compromissos ambientais e sociais. Nesta quinta-feira, ainda, o SETCERGS destacará programas de certificação em segurança viária e gestão ESG, numa solenidade de premiação das empresas que atingiram as suas certificações.
A 24ª TranspoSul é uma realização do SETCERGS. Patrocinadores Masters: Dipesul Volvo, Iveco, Mercedes-Benz, Volkswagen Caminhões e Ônibus, DAF Eldorado Caminhões e Governo do Estado do Rio Grande do Sul; Patrocinador Premium: Grupo Vamos. Patrocinador Plus: Veloe Go. Apoiador do Congresso: Transpocred. Para mais informações acesse www.transposul.com
Crédito Imagem: Marcelo Matusiak