A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (APROBIO) iniciará, em 2026, uma agenda internacional estratégica voltada à abertura de mercados e ao fortalecimento da imagem do biodiesel brasileiro no exterior. Jerônimo Goergen, Presidente da entidade, participa da Clean Fuels Conference, que acontece nos dias 19 a 22 de janeiro, no Orlando World Center Marriott, nos Estados Unidos, reunindo produtores, fornecedores de matéria-prima, fabricantes de motores e equipamentos, comerciantes de combustíveis, formuladores de políticas e usuários finais de todo o mundo.
A participação num dos principais fóruns globais sobre combustíveis renováveis, marca o começo dessa ofensiva, que busca posicionar ainda mais o Brasil como referência mundial na transição energética. Segundo Goergen, a decisão reflete a maturidade do setor brasileiro de biocombustíveis e o potencial do país em atender diferentes mercados.
“Definimos a atuação internacional como uma prioridade estratégica em 2026. O Brasil possui um produto competitivo, capaz de atender tanto o mercado interno quanto o externo, e o biodiesel já é uma marca do país no universo dos combustíveis renováveis. Ao longo do ano, vamos desenvolver uma série de ações focadas na abertura de mercados e no posicionamento do biodiesel brasileiro no cenário global”, afirmou.
Brasil como referência em combustíveis renováveis
Para a APROBIO, o evento é uma plataforma estratégica para apresentar o modelo brasileiro de produção de biodiesel, baseado em sustentabilidade, rastreabilidade, inovação e integração com o agronegócio.
Com uma das maiores capacidades de produção de biodiesel do mundo, o Brasil se consolidou como um player relevante na transição energética global. O país alia escala industrial, diversidade de matérias-primas e um marco regulatório consolidado, fatores que tornam o biodiesel brasileiro altamente competitivo no cenário internacional.
“O mundo está em busca de soluções energéticas limpas, seguras e economicamente viáveis. O biodiesel brasileiro reúne todos esses atributos. Queremos mostrar que o Brasil não é apenas um grande produtor, mas também um parceiro estratégico para países que desejam avançar na descarbonização de suas matrizes energéticas”, destacou Jerônimo.
Além da programação principal, as sessões paralelas da conferência oferecerão discussões aprofundadas sobre políticas, mercados e padrões de combustíveis, relatórios de sustentabilidade e implementação regulatória, proporcionando aos participantes uma visão abrangente do cenário de combustíveis limpos.
A conferência contará mais uma vez com uma Mostra de Veículos, destacando veículos pesados, equipamentos e tecnologias movidos a biodiesel e diesel renovável. A Conferência de Combustíveis Limpos é organizada pela Clean Fuels Alliance America, a associação comercial dos Estados Unidos que representa o biodiesel, o diesel renovável e o combustível de aviação sustentável.