Quem compra combustíveis, lubrificantes ou ARLA sabe: comprar o volume certo na hora certa e planejar a logística de reposição dos seus estoques ou dos estoques de seus clientes utilizando ferramentas ultrapassadas como as planilhas Excel, costuma trazer fortes dores de cabeça para os administradores dessas atividades e prejudicar, significativamente, a lucratividade desses negócios.
Não raro, redes de postos revendedores, TRRs e distribuidoras de lubrificantes e ARLA deixam seus clientes com falta de produtos. A explicação? Processos de compra ultrapassados, compras individualizadas e descentralizadas, assim como, ferramentas inadequadas, são alguns dos motivos que os levam a perderem produtividade e lucratividade nos seus negócios.
Além desses motivos, outros fatores como finais de semana prolongados, feriados, eventos inesperados como chuvas, deslizamentos, interrupções de vias, dentre outros, provocam a falta de produtos nos pontos de venda.
Em todos os cenários, o resultado é o mesmo: reclamações, perda de receita, clientes insatisfeitos e, consequentemente, redução dos lucros.
É nesse ponto que a tecnologia se torna aliada, permitindo uma mudança de postura: sair do modo analógico e adotar o modo digital.
IoT a favor da gestão de estoques e logística de reposição
Com a Plataforma Concilia, que é uma ferramenta com a tecnologia IoT – Internet das Coisas, é possível instalar os medidores volumétricos nos tanques dos postos, nas bases de distribuição e nos clientes das distribuidoras que enviam dados em tempo real para a plataforma na nuvem. Assim, os gestores dessas atividades recebem informações online de quando os estoques estão críticos, a previsão de quando os estoques irão terminar, antecipando ações antes que haja falta de produtos nos pontos de venda. Além disso, a plataforma informa o volume, data/hora que foi realizada a reposição, o motorista, a placa do veículo e disponibiliza também a informação da totalidade do volume atual e vazio de toda a rede, por tipo de combustível, de tal forma que o gestor possa fazer uma compra antes de um possível aumento de preço.
Foi exatamente essa a solução adotada por diversas redes de postos, TRRs e distribuidoras de lubrificantes e ARLA nas mais diferentes regiões do Brasil.
Rede Paz(SP), Rede Mahle(PR), Grupo Platinão(MT), Grupo Décio(MG), Rede SHZ(MS), Azul Rede de Postos(PR), Rede Paloma(PR), TRR Itupetro(SP), Ipê Química(CE), são redes de postos, TRRs e distribuidoras de ARLA que já instalaram essa ferramenta e estão sentido os efeitos da digitalização de seus processos de controle e reposição de estoques.
A Viaflex, em parceria com fornecedores de hardware que fornecem a medição volumétrica desses produtos, desenvolveu a Plataforma Concilia que é a mais moderna ferramenta de controle e automação de estoques de combustíveis. O sistema hoje monitora mais de 1.000 tanques, independente do formato dos mesmos.
“O que antes era uma correria de última hora para repor produto, agora se tornou um processo planejado. Quando o estoque chega num nível crítico e o gestor tem a previsão do término do estoque, ele recebe um alerta e já pode se antecipar para garantir o reabastecimento. Isso dá tranquilidade para todos os envolvidos na gestão dessas atividades, desde os responsáveis pela compra, passando pelos gerentes intermediários e dos pontos de venda, assim como, representam uma tranquilidade para os administradores dessas empresas que sabem que o principal ativo dessas empresas está sendo bem administrado”, explica Heitor Steiner, proprietário da Viaflex Hardware e Software Ltda., de Florianópolis/SC.
Um passo à frente
A solução já trouxe visibilidade e segurança para esses agentes de mercado que já implementaram a ferramenta: a capacidade de se antecipar aos riscos e transformar a gestão de combustíveis em um processo inteligente.
Conclusão
Problemas como informações descentralizadas, processos de compra ultrapassados, falta de planejamento das reposições e da logística de entrega dos caminhões-tanque, ainda fazem parte da realidade dos distribuidores de combustíveis, lubrificantes e ARLA do Brasil. Esperar os problemas acontecerem deixou de ser uma opção.
Com soluções de IoT como a Plataforma Concilia, é possível evitar o desabastecimento, reduzir custos emergenciais e trazer mais previsibilidade para a gestão operacional.
A Viaflex está proporcionando a esses agentes de mercado fazerem suas operações com muito mais tranquilidade e eficácia.