O Minaspetro se tornou palco para a apresentação de soluções inovadoras, abrangendo desde a capacitação de frentistas até tecnologias de remediação ambiental. Os expositores destacaram as novidades levadas para a feira e as expectativas de expansão no segmento de postos de combustível.
A Soluções Rocha apresentou o SR Play, uma plataforma de treinamento digital obrigatório para frentistas. Renata Guerra, gerente administrativa da empresa, ressaltou a otimização de tempo proporcionada pelo recurso. “Com o SR Play, o frentista é cadastrado e consegue fazer no seu tempo, como um EAD, a plataforma emite o certificado após a conclusão e prova”. Além disso, a empresa oferece um checklist via aplicativo que auxilia na gestão e fiscalização, gerando demandas automáticas para o técnico de segurança em caso de problemas, com acompanhamento de perto da resolução.
Na área de segurança e equipamentos de proteção, a Pericom trouxe uma linha específica para postos, como a NR6, a questão de transporte de cargas perigosas, sinalização, cremes, cintos de segurança usados no carregamento, e calçados de segurança.
Fernanda Guimarães, CEO da Pericom, que tem 25 anos no mercado, afirmou que a empresa está em crescimento. A expectativa com a feira é um “reconhecimento maior nessa área muito propícia pra gente, na área de revendedores de postos de combustível”.
O segmento de filtragem e qualidade de combustível também ganhou destaque com a MTX Filtros. Thiago Salermo informou que a empresa, como fabricante, trouxe “algumas novidades de equipamentos de infiltração de biodiesel, com tecnologias que vêm atender o mercado de biodiesel”. Salermo descreveu a feira como “bastante produtiva” e com “utilização bem interessante”, especialmente no nicho de T.R.R.
Em um tema de crescente relevância, a Oxi Ambiental, empresa química especializada em gerenciamento de áreas contaminadas e fundada nos laboratórios da Unicamp, apresentou seu carro-chefe: a remediação.
Robson Oliveira explicou que a remediação é o termo técnico para descontaminação de solo e água. A empresa atua com todas as etapas do gerenciamento ambiental, desde a investigação preliminar até o monitoramento pós-tratamento. Utilizando uma tecnologia química diferenciada, a Oxi Ambiental estabeleceu um prazo agressivo no mercado. “Nossa tecnologia possibilita darmos um prazo de 18 meses aos nossos clientes para entregar a área remediada, independente de tamanho ou com o tamanho que tem naquele local”. O objetivo é “quanto menos tempo a gente ficar na empresa do cliente é melhor,” afirmou, destacando que atende a nível nacional e tem seus principais contratos ativos em Minas Gerais.