A Vibra, maior distribuidora de combustíveis e plataforma multienergia do Brasil, consolida mais uma vez sua posição de liderança na agenda ESG ao participar pelo segundo ano do Programa ISS Neutro (Edital 2025), iniciativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Conforme publicado em Diário Oficial (Nº 191), a companhia garantiu a compensação de 52.281 tCO2eq (toneladas de dióxido de carbono equivalente), de emissões diretas e indiretas (Escopos 1 e 2) em 2024. A transação foi intermediada pela Mesa de Carbono da Comerc – empresa de soluções inovadoras em energia e descarbonização da Vibra -, por meio da aquisição de Créditos de Carbono de Energia Renovável.
A ação dá continuidade à estratégia de sustentabilidade da Vibra que, no ciclo anterior, já havia neutralizado integralmente as emissões de Escopos 1 e 2 referentes ao ano de 2023, antecipando em dois anos seu compromisso público de neutralização de gases de efeito estufa. A renovação da participação no programa municipal reforça a consistência da gestão climática da empresa e seu apoio a projetos de energia limpa em território nacional.
O Programa ISS Neutro, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDE) do Rio de Janeiro em conjunto à Secretaria Municipal de Fazenda do Estado, permite às empresas cariocas destinarem parte do Imposto Sobre Serviços (ISS) para a compra de créditos de carbono. A iniciativa converte créditos de carbono auditados e aposentados em benefícios tributários para contribuintes que comprovem metas de redução de emissões e regularidade fiscal.