Novo RTM ganha destaque em evento sobre segurança metrológica

A fraude metrológica nos postos de combustíveis foi o tema principal do Fórum Técnico de Esclarecimento “Governo de São Paulo na Vanguarda do Combate às Fraudes do Mercado de Combustíveis”, promovido pelo Recap (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Campinas).

O seminário foi conduzido pelo Superintendente do IPEM/SP, Marcos Heleno Guerson Oliveira Junior, pelo Superintendente de Fiscalização do Abastecimento da ANP, Julio Cesar Candia Nishida, e a participação do diretor do Instituto Combustível Legal – ICL-, Carlo Rodrigo Faccio. Presentes ao evento, os representantes das três fabricantes de bombas com o novo RTM (Regulamento Técnico Metrológico), destacaram a importância desse tipo de evento.

Crédito Portal Petrus

Para o Vice-presidente da Wayne, Stelmo Carneiro, esse tipo de evento é estratégico para o mercado ao promover um melhor entendimento do que é, tanto a nova regulamentação, quanto o que foi o processo de postergação. “O que vi aqui foi um incentivo aos revendedores à compreensão, e agora eles estão vendo maneiras de aquisição do novo bem. Também foi reforçado o que tanto a Wayne, quanto a Abimaq sempre destacam que é a importância de se combater a fraude em todas as fases da cadeia e a bomba é o primeiro passo.”

Também presente ao evento, a diretora Executiva da Wayne, Renata Dornfeld, ressaltou que a empresa faz parte do processo de desenvolvimento junto ao Inmetro e o IPEM. “Já temos a bomba com o novo RTN desde 2023 no mercado. De fato, fomos os pioneiros no lançamento das bombas, logo, entendo que termos a ANP e o IPEM defendendo esse produto antifraude é muito importante para os consumidores, mais ainda do que para a companhia em si.”

Crédito Portal Petrus

O gerente comercial da Wertco, Leonardo Lima, considerou o evento a melhor maneira de começar o ano de 2026, reunindo

ANP, ICL, IPEM e os três fabricantes para discutir segurança metrológica. Lima ressalta que a Wertco, embora não tenha sido a primeira a homologar o novo RTM, é o único fabricante, dos três homologados, que comercializa 100% das bombas com esta solução.

“A Wertco nasceu dentro dessa atmosfera, dentro desse conceito e está preparada para isso. Ela veio para o mercado brasileiro justamente com esse propósito, de atender a revenda e o consumidor final com um produto que tem a cara do Brasil, que tem a característica brasileira, aquilo que a gente acredita que é necessário para o revendedor e para o consumidor brasileiro.”

Crédito Portal Petrus

Para o gerente de produtos da Gilbarco, Antonio Cristóvão, estar no evento representa reafirmar ao mercado a posição de parceria da empresa, não só no combate à fraude, mas também oferecendo produtos com tecnologia que possibilite ao revendedor um baixo custo durante a vida útil da bomba. “É um equipamento que ao mesmo tempo é tecnológico, mas oferece uma simplicidade e uma facilidade de manutenção.”

Apesar de ter a bomba com o novo RTM, Cristóvão explica que a procura pelo mercado ainda é muito baixa. “O revendedor continua procurando os modelos da portaria anterior, seja por uma questão de custo, seja por uma questão de credibilidade. Muitos dos nossos clientes acreditam numa nova postergação do programa de adequação que hoje a gente viu aqui nesse evento que provavelmente não ocorra, mas ainda é uma crença do mercado que esse modelo pode ser estendido ou montado. No momento em que somos consultados, sempre oferece o equipamento mais atualizado que está de acordo com os novos regulamentos. Cabe ao revendedor a decisão da escolha.”

Corroborando o que foi falado pelo superintendente do IPEM-SP, Marcos Guerson, todos os fabricantes afirmaram que a produção está preparada para atender um aumento na demanda por bombas do novo RTM.

 

Crédito Imagem: Divulgação Recap

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CATEGORIAS