O presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu uma carta às nações da Otan neste sábado (13), exigindo que os países parem de comprar petróleo russo e imponham grandes sanções à Rússia para acabar com a guerra na Ucrânia.
“Estou pronto para aplicar grandes sanções contra a Rússia quando todas as nações da Otan tiverem concordado e começarem a fazer a mesma coisa, e quando todas as nações da Otan pararem de comprar petróleo da Rússia”, disse ele em um post nas redes sociais.
Ele propôs que a Otan, como um grupo, coloque 50-100% de tarifas sobre a China para enfraquecer seu controle econômico sobre a Rússia.
A carta é emitida após ameaças de Trump de sanções contra Moscou e sanções secundárias sobre países que compram seu petróleo, como os principais compradores China e Índia, se nenhum progresso for feito para acabar com a guerra na Ucrânia.
O presidente impôs uma tarifa adicional de 25% sobre os produtos indianos, citando suas contínuas importações de petróleo russo, mas não tomou medidas semelhantes contra a China.
(Reuters)