Combate à fraude volumétrica impulsiona tecnologia antifraude

O combate ostensivo às fraudes no mercado de combustíveis ganhou um espaço de destaque durante o Conexão Revenda, em Campinas. Durante o Painel focado exclusivamente nas fraudes, as volumétricas, aquelas que lesam o consumidor na quantidade real de combustível, mereceu destaque com a presença do Superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, que apresentou as ações realizadas para combater o delito, dentre eles o desenvolvimento das bombas seguras.

Este foco institucional é visto como um grande incentivo para empresas que investem em tecnologia de segurança. A Wertco, por exemplo, que fabrica bombas com sistemas antifraude, considera o cenário de fiscalizações intensas como positivo. Luiz Carlos Pereira da Silva, diretor da Wertco, destacou o alinhamento da empresa com as novas normas: “Dada essas fiscalizações todas, para nós é positivo, porque fabricamos uma bomba antifraude. Nós só produzimos a bomba dentro do novo RTM [Regulamento Técnico Metrológico]”.

A questão do custo, que muitas vezes é um obstáculo para a adoção de novas tecnologias pelos revendedores, também foi abordada por Luiz Carlos, que tranquilizou o mercado ao apontar que o preço não será um diferencial impeditivo. “É tudo uma questão de escala, à medida que se produz mais, vai reduzindo tudo e não vai ficar muito diferente daquelas bombas melhores do mercado. Hoje praticamente a diferença não chega a 10%”, afirmou.

Primeira empresa a disponibilizar as bombas “antifraude” no mercado, a Wayne também marcou presença no evento. Para o diretor Paulo Vieira, é fundamental estar em eventos como o Conexão Revenda. “Nossos equipamentos sempre foram reconhecidos pela segurança, daí nosso pioneirismo no lançamento das bombas do novo RTM. Para nós é fundamental apoiar ações e entidades que defendem o combate a fraude, como é o caso do RECAP.”

O diretor confia no trabalho que vem sendo desenvolvido pelas autoridades e acredita que deve crescer o número de revendedores adquirindo as novas bombas. “Não se trata de marketing, mas de mostrar ao consumidor que a revenda honesta apoia as ações contra fraude. Percebemos que os revendedores estão se ajustando e aos poucos investindo nos novos equipamentos dentro de suas programações de troca”, finaliza.

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