71ª Festa do Revendedor e 23º Concurso O Posto Mais Bonito do Brasil

Na noite de 15 de novembro, nas dependências do Vila dos Ipês, em São Paulo (SP), foi realizada a 71ª Festa do Revendedor e também a premiação dos vencedores da 23ª Edição do Concurso O Posto Mais Bonito do Brasil e do Prêmio ICL de Jornalismo 2025.

O já tradicional Concurso O Posto Mais Bonito do Brasil procura destacar postos urbanos e de rodovia e lojas de conveniência que se sobressaem no mercado por sua criatividade, modernidade, inovação, design, valorização da equipe e respeito ao meio ambiente e ao consumidor.

Os Selos de Qualidade, que passaram a ser concedidos na edição anterior do concurso, estão alinhados com os conceitos e práticas de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) e foram adotados para avaliar o desempenho em sustentabilidade e responsabilidade dos inscritos:

  • Verde, de Sustentabilidade, que prevê o uso de energia de fontes renováveis, conservação da água e gestão adequada de resíduos;
  • Azul, de Responsabilidade Social, voltado a acessibilidade, engajamento comunitário e bem-estar da equipe;
  • Ouro, de Governança e Excelência, que envolve ética empresarial, inovação tecnológica, transparência e gestão de risco.

Este ano, o concurso trouxe novidades, como a oficialização da categoria Posto Temático e a concessão do Prêmio Melhor Vídeo de Equipe, em reconhecimento dos valores do estabelecimento, espírito de equipe, da criatividade e originalidade.

Após coquetel oferecido aos convidados, ao som da banda Zero Onze, José Alberto (Zeca) Paiva Gouveia, presidente do Sincopetro e da Brascombustíveis, entidades promotoras dos eventos juntamente com a revista Posto de Observação, abriu as comemorações, dando as boas-vindas aos presentes e mostrando otimismo, ao declarar que “o mercado deu uma ligeira melhorada”, referindo-se aos efeitos preliminares da Operação Carbono Oculto e seus desdobramentos, e a outras ações que visam sanear o setor de combustíveis.

A seguir, passou a palavra a Emerson Kapaz, presidente do ICL (Instituto Combustível Legal), que, também animado com as recentes mudanças no setor, geradas pelas ações para coibir fraudes e desvios no mercado, elogiou o trabalho do Sincopetro nesse sentido, na defesa de um mercado sadio.

Antes de divulgar os vencedores do Prêmio ICL de Jornalismo, Kapaz frisou o importante papel desempenhado pela imprensa na divulgação dos problemas do mercado e do que está sendo feito para solucioná-los. E agradeceu ao Sincopetro por possibilitar a entrega do prêmio durante a festa.

Segundo informou, mais de 70 inscritos concorreram aos prêmios de R$ 20 mil, nas categorias Texto e Áudio/Telejornalismo, além de uma menção honrosa, com reportagens sobre o tema “Combate ao crime organizado: planejamento integrado contra o mercado irregular de combustíveis”.

Após a premiação (conheça os premiados no final deste texto), Zeca entregou ao presidente do ICL uma placa de reconhecimento pela defesa ética do setor de combustíveis, enquanto que Kapaz estendeu seus agradecimentos a todos no mercado que acreditam na atuação séria das entidades.

Prêmios e show contagiante

Os postos e lojas finalistas do concurso foram conhecidos (veja abaixo os vencedores em todas as categorias) durante o jantar, bem como a companhia homenageada com o Prêmio Alísio Vaz à Shell/Raízen, por ostentar sua bandeira no posto urbano que obteve a primeira colocação no concurso. Carolina de Carvalho Costa Carbonieri, diretora de Vendas a Varejo SP da Raízen, recebeu o troféu em nome da empresa.

Zeca ainda agradeceu a todos os presentes, aos colaboradores, enfatizando que “hoje existe o NOSSO mercado”.

Para encerrar a noite, Paula Toller e sua banda apresentaram um Show (com ‘S’ maiúscula, mesmo!), atraindo a maior parte dos convidados para a frente do palco. Paula transportou a todos para uma viagem aos anos 80, em que a banda Kid Abelha e as Abóboras Selvagens, da qual era vocalista, embalava festas ao som de rock e de baladas, como “Na rua, na chuva, na fazenda”, “Por que não eu”, “Nada por mim”, “Fixação” e tantas outras, num espetáculo que durou mais de hora.

Patrocinadores e apoiadores

O Sincopetro e demais promotores dos eventos agradecem o patrocínio e o apoio das empresas que tornaram possível a realização e o sucesso dessa grande festa de congraçamento do setor de combustíveis: ABGB Marketing Digital, ALE Combustíveis, Árvore Digital, Brinks, BTFlex Equipamentos, CompanyTech/Wertico, Excel Fueling, Gilbarco Veeder-Root, Instituto Combustível Legal (ICL), Imex – Software para Postos e Conveniência, Ipiranga, MTX Filtros, Raízen Combustíveis, SaqPay, Sindilub, Prudential do Brasil, Petronas, Plumas Contábil, Vibra Energia, Zeppini Ecoflex e Wolftank.

 

Finalistas do 23º Concurso O Posto Mais Bonito do Brasil

Categoria Posto Urbano

  • Hors Concours – Selos Azul e Ouro

Posto Itatiaia – ALE

Contagem (MG)

  • 1º Colocado – Selos Azul e Ouro

Posto Palmeira 9 – Shell

Iranduba (AM)

  • 2º Colocado – Selos Azul e Ouro

Posto City – Shell

Mossoró (RN)

  • 3º Colocado

Posto Portal Leste – Shell

São Paulo (SP)

  • 4º Colocado

Posto Monte Carlo São Carlos – Petrobras

São Carlos (SP)

 

Categoria Posto de Rodovia

  • Hors Concours

Posto Monte Carlo Ecoparada Castello Branco – Petronas

Araçariguama (SP)

  • 1º Colocado

Posto Monte Carlo Bálsamo – Ipiranga

Bálsamo (SP)

  • 2º Colocado

Auto Posto Macedão – Petrobras

Bady Bassit (SP)

 

Categoria Posto Temático

  • 1º Colocado – Selos Azul e Ouro

Auto Posto DDD – Shell

Simolândia (GO)

  • 2º Colocado – Selos Azul e Ouro

SIM Itajaí Santa Rosa Discovery – SIM Rede de Postos

Itajaí (SC)

  • 3º Colocado – Selos Verde, Azul e Ouro

R36 Cascol – Bandeira Branca

Brasília – DF

 

Categoria Loja de Conveniência

  • Hors Concours

Villa Serra – Independente

Cocalzinho (GO)

  • 1º Colocado

Nebbiolo – BR Mania/Petrobras

Ribeirão Preto (SP)

  • 2º Colocado

Bristol – Shell Select

São Paulo (SP)

 

Prêmio Alisio Vaz

Postos Shell – Raízen Energia

 

Prêmio Melhor Vídeo de Equipe

R36 Cascol – Bandeira Branca

Brasília – DF

 

Vencedores do Prêmio ICL de Jornalismo 2025

 

Categoria Texto

Eduardo Gonçalves e equipe – Jornal O Globo

Reportagem: “Lavagem digital: fintechs movimentaram R$ 28 bi de facções criminosas em seis anos, segundo investigações”. Sara Teófilo, que integrou a equipe, recebeu o prêmio.

 

Categoria Áudio e Telejornalismo

Bruno Tavares de Menezes e equipe – TV Globo

Reportagem: “Vídeos e documentos exclusivos revelam detalhes de esquema bilionário de operação contra o crime no mercado de combustíveis”.

 

Menção Honrosa

Beatriz Rodrigues Araújo – Rede Record

Reportagem: “Um dos alvos de operação contra fraudes no setor de combustível é investigado por ligação com facção”.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CATEGORIAS