Entrega de Gasoduto no Centro-Oeste de Minas Gerais é novo marco para economia do estado

A Construtora Elevação, uma das líderes em projetos de dutos e de infraestrutura no Brasil, entregou a Estação de Gás Ermida, em Divinópolis, Minas Gerais, concluindo uma etapa estratégica do Gasoduto Centro-Oeste. A inauguração, realizada na última segunda-feira, 17 de novembro, contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, da diretoria da Gasmig e da diretoria da Construtora Elevação, além de outras autoridades, convidados e imprensa. A nova estrutura reforça o abastecimento de gás natural e impulsiona o desenvolvimento econômico e industrial de oito municípios da região.

As obras foram executadas ao longo de 18 meses pela Construtora Elevação, em parceria com a Gasmig e com o governo de Minas Gerais, em um investimento de R$ 280 milhões. Além deste aporte, a Companhia de Gás de Minas Gerais destinou recursos para a compra de tubos de aço, para a elaboração dos projetos, para o gerenciamento e para a liberação das áreas envolvidas. A iniciativa representa a maior ampliação do Sistema de Distribuição de Gás Natural da Gasmig desde 2010 e acrescenta cerca de 110 quilômetros à rede já instalada, ampliando o acesso a um combustível mais limpo e mais competitivo ao polo industrial do centro-oeste mineiro.

“O Gasoduto Centro-Oeste, além de ser uma grande obra de engenharia, é um grande legado para a população de Minas Gerais. Nos empenhamos nessa obra de quase dois anos, atendendo todos os requisitos de segurança, qualidade e cumprindo o cronograma, um compromisso que assumimos com o governo de Minas Gerais e com a Gasmig”, ressaltou o diretor comercial e de marketing da Construtora Elevação, André Sardinha.

A empresa informa que todas as fases previstas foram executadas no prazo e em conformidade com as exigências técnicas do projeto, garantindo a qualidade e a segurança da entrega. Um dos maiores destaques da execução foi o desempenho em segurança, que resultou no marco de acidente zero.

“Hoje celebramos a conclusão de uma obra que superou desafios, alcançando acidente zero e sem nenhum tipo de contratempo, uma continuidade que é prova da capacidade dos profissionais da Elevação. É uma satisfação trabalhar com a Gasmig, um cliente estratégico e muito importante. Os resultados que obtivemos desde o início confirmam nossa capacidade e disponibilidade para tocar os projetos prioritários do Estado, trazendo mais desenvolvimento para o país, mais energia e oferta de gás”, afirmou o diretor de operações da Construtora Elevação. Roberto Aguiar.

A nova estação de gás foi projetada para possibilitar a expansão futura do fornecimento até o Triângulo Mineiro, ampliando o alcance da distribuição em Minas Gerais. A infraestrutura coloca o estado em posição estratégica para atrair novos investimentos e diversificar a matriz energética.

 

Crédito Imagem: Gil Leonardi/Imprensa MG

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CATEGORIAS