Motoristas com TAGs podem ter desconto de até 93,6% no pedágio da BR-364 em Rondônia

Os motoristas que trafegarem a partir do início do ano que vem pela BR-364 em Rondônia poderão obter uma redução de até 93,6% nas tarifas do pedágio eletrônico (free flow) ao longo dos 720 quilômetros sob concessão que ligam os municípios de Vilhena a Porto Velho. O benefício é garantido pelo Desconto de Usuário Frequente (DUF), mecanismo que reduz progressivamente o valor da tarifa para veículos de leves — automóveis, caminhonetes e furgões — que utilizam TAGs e trafegam frequentemente pelo mesmo pórtico e sentido dentro do mesmo mês.

Além do benefício progressivo para usuários frequentes, os motoristas de veículos de todas as categorias que utilizam TAGs têm direito ao Desconto de Baixa Tarifa (DBT). Este desconto fixo de 5% é válido para todas as categorias de veículos, incluindo pesados, e é aplicado automaticamente em cada passagem em um dos sete pórticos de cobrança automática distribuídos ao longo dos 720 quilômetros da concessão, que liga Vilhena a Porto Velho.

 

Como funcionam os descontos do DUF e do DBT

Os descontos com o uso das TAGs têm início logo na primeira passagem dos veículos pelos pórticos do pedágio eletrônico. Os veículos de qualquer categoria garantem a cada passagem por um dos pórticos uma redução imediata de 5% sobre a tarifa, referente ao DBT. O benefício do DUF começa a vigorar efetivamente a partir da segunda viagem realizada pelo mesmo veículo da categoria leve, na mesma praça de pedágio e no mesmo sentido de fluxo, dentro de um mesmo mês de calendário. A cada nova passagem, a tarifa sofre uma redução percentual progressiva, tornando o custo da viagem cada vez menor à medida que a frequência aumenta.

Esse ciclo de descontos progressivos continua até a 30ª viagem do mês. Ao atingir esse número, o usuário alcança a tarifa mínima possível para aquela praça. A partir da 31ª passagem e até o final do mês, o valor do pedágio se mantém fixo nesse patamar mínimo, sem novas cobranças do valor integral até que o ciclo se reinicie no primeiro dia do mês seguinte.

No trecho sob concessão da Nova 364, a progressividade do desconto varia conforme a realidade de deslocamento dos moradores em cada região. O objetivo do DUF não é aplicar um número fixo igual para todos, mas sim garantir que o valor final pago por quem usa a rodovia todo dia seja justo e proporcional ao trecho que ele realmente percorre.

 

Confira os descontos do DUF em cada praça de pedágio da Nova 364
Localização da praça (Município e Km) Desconto Progressivo Unitário (PDU) Desconto Total Máximo (após 30 viagens)
Pimenta Bueno (km 129,7) 0,78% 24,89%
Pimenta Bueno (km 220,9) 0,78% 24,89%
Presidente Médici (km 276,6) 0,78% 24,89%
Ouro Preto do Oeste (km 403,7) 8,60% 93,60%
Ariquemes (km 452,3) 3,48% 66,11%
Cujubim (km 564,6) 0,91% 27,18%
Candeias do Jamari (km 689,2) 4,42% 74,95%

Os motoristas que trafegam diariamente de Porto Velho a Candeias do Jamari, município da região metropolitana da capital, não pagarão pedágio. Isso será possível devido à localização estratégica do pórtico de cobrança mais próximo, instalado na entrada de Candeias do Jamari no trecho de quem chega do interior do Estado. Como o fluxo de veículos entre a cidade-dormitório e a capital ocorre depois desse local, os motoristas que transitam apenas entre os dois municípios não passarão pelo pórtico, garantindo circulação sem custos para quem trabalha ou estuda em Porto Velho.

“O pedágio eletrônico foi planejado para aplicar o conceito de justiça tarifária na rodovia. Os recursos arrecadados por meio dessa tecnologia são fundamentais para garantir a sustentabilidade financeira da concessão e a manutenção do alto padrão de qualidade dos serviços que estamos executando. Nossa prioridade é assegurar que esses investimentos se traduzam em maior fluidez e segurança para todos os usuários, além de gerar ganhos operacionais expressivos para os transportadores de cargas, que são vitais para a economia regional e do País”, disse Wagner Martins, diretor-presidente da Nova 364.

 

Investimentos em infraestrutura e tecnologia

Os investimentos totais da Nova 364 neste primeiro ano de concessão deverão somar R$ 460 milhões. O objetivo é aumentar a fluidez e a segurança para o transporte da safra de grãos de 2026 de toda a região Norte, destinada para as exportações pelos terminais do Rio Madeira. A maior parte desses recursos foi destinada à recuperação do pavimento, sinalização e aquisição de equipamentos e sistemas de monitoramento.

Para facilitar o acesso dos usuários aos novos serviços, a concessionária disponibiliza em seu site o cadastramento no aplicativo Nova 364 (Link). A ferramenta oferece funcionalidades como acesso a informações de tráfego em tempo real, botão de emergência para acionamento das equipes de socorro e pagamento das tarifas do pedágio eletrônico.

A cobertura de internet 4G em 100% da rodovia estará disponível já em 2026, dois anos antes do previsto no contrato. O projeto prevê a instalação de mais de 200 câmeras, incluindo tecnologia OCR (leitura de placas), cujos dados serão compartilhados com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para auxiliar no combate ao roubo de cargas e na fiscalização viária.

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