GNV fica mais barato em São Paulo

A Comgás, maior distribuidora de gás encanado da América Latina, reduziu em 26% a tarifa do gás natural veicular (GNV) distribuído para os postos de combustíveis em sua área de atuação em São Paulo. O reajuste de aproximadamente R$ 1 a menos está vigente desde 10 de dezembro de 2025, após aprovação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), refletindo as variações do custo do petróleo e a taxa de câmbio, além do reajuste das margens de distribuição pela inflação. Contudo, o valor do combustível nos postos de abastecimento é definido pelos próprios estabelecimentos, que podem repassar ou absorver integral ou parcialmente os reajustes na revenda ao consumidor.

O uso do GNV em veículos leves pode superar uma economia de 60% em comparação a outros combustíveis, a depender da região, segundo a Comgás. “O GNV emite menos material particulado quando comparado a outros combustíveis de origem fóssil. Hoje, ele desempenha um papel estratégico na diversificação energética do Estado de São Paulo”, afirma Thiago Borer, Gerente de Vendas GNV da Comgás.

O especialista ressalta a segurança e a confiabilidade do abastecimento com GNV, considerando que a distribuição aos postos é realizada por tubulações subterrâneas – diferentemente da entrega de outros tipos de combustíveis, que em sua maioria são importados e distribuídos por caminhões.

 

Eficiência em veículos de passeio

Em veículos de passeio, o GNV pode atingir o dobro de rendimento do etanol, segundo informações da Comgás. Por exemplo, enquanto automóveis movidos a GNV rodam em média 14 quilômetros com um metro cúbico, veículos movidos a etanol rodam 7 quilômetros por litro e os veículos movidos a gasolina rodam 10 quilômetros por litro, em média.

“Com o uso de GNV, proprietários de veículos de passeio que rodem 5 mil quilômetros por mês podem economizar cerca de R$1.600 nesse período, a depender da região. Com R$ 100 em GNV, por exemplo, um veículo leve padrão percorre até 360 km, a depender do tipo de direção e características da via”, destaca Thiago.

 

Economia para frotas pesadas

Na comparação direta entre os rendimentos do GNV e do diesel, considerando preços médios, a economia do GNV supera 20% por quilômetro rodado. Nos últimos anos, a Comgás vem incentivando a criação de garagens de abastecimento em transportadoras e indústrias, que acabam reduzindo ainda mais os custos. Na prática, empresas de logística que viabilizam a instalação de um posto próprio de abastecimento dentro de sua sede conseguem obter entre 40% a 50% de economia de combustível em comparação aos custos com diesel vendido em postos convencionais.

Em relação aos benefícios ambientais, além da possibilidade de redução de até 20% da emissão de um dos principais gases de efeito estufa, o dióxido de carbono (CO2), em comparação ao diesel (média de acordo com o GHG Protocol), com o uso do GNV pode ser reduzida em até 90% a geração de poluentes locais e de material particulado, que geram poluição por partículas. “Com o uso de gás natural veicular, é reduzida a fumaça preta expelida pelos motores convencionais dos caminhões, que provoca uma séria de doenças respiratórias. Além disso, o GNV gera menos ruído e menos vibração, o que possibilita uma condução mais suave”, finaliza Thiago.

Visando expansão e consolidação do uso do GNV, a Comgás vem investindo na construção dos denominados Corredores Sustentáveis nas principais vias rodoviárias, que garantem infraestrutura com alta vazão e autonomia de rápido abastecimento para frotas pesadas, em um movimento alinhado aos planos do Governo do Estado de São Paulo.

 

Crédito Imagem: Divulgação/Detran.SP

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