Combustíveis e lubrificantes crescem 0,3% em dezembro, diz IVS

No comparativo anual, o segmento apresentou o maior resultado negativo, de 5,7%

São Paulo, 23 de janeiro de 2026 – O setor de Combustíveis e lubrificantes cresceu 0,3% no volume de vendas em dezembro, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS). No comparativo anual, o segmento apresentou o maior resultado negativo, de 5,7%,. O estudo, que acompanha mensalmente a movimentação do varejo no país, é uma iniciativa da Stone, principal parceira do empreendedor brasileiro.

No recorte mensal, outros dois segmentos registraram alta em dezembro. O destaque foi Material de Construção, com crescimento de 1,7% e Artigos Farmacêuticos (0,6%). Entre os setores com retração, tiveram queda Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (5,5%), Tecidos, Vestuário e Calçados (3,4%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (3,2%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,5%) e Móveis e Eletrodomésticos (0,1%).

No comparativo anual, quatro segmentos apresentaram alta. O setor de Móveis e Eletrodomésticos avançou 2,4%, seguido por Artigos Farmacêuticos (1,5%), Material de Construção (0,9%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,3%). Entre os setores com retração, também estão: Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (4,6%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (4,3%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (0,4%).

No quarto trimestre de 2025, houve avanço em Móveis e Eletrodomésticos (1,1%), Artigos Farmacêuticos (0,4%), Material de Construção (0,5%) e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (0,3%), na comparação com o terceiro trimestre. Em contrapartida, registraram retração Combustíveis e Lubrificantes (2,6%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (2%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (1,2%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (0,4%).

No acumulado de 2025, os setores que apresentaram crescimento foram: Combustíveis e Lubrificantes (1%) e Tecidos, Vestuário e Calçados (0,9%). Os demais setores registraram queda: Móveis e Eletrodomésticos (2,2%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (0,8%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (0,6%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico e Material de Construção (0,2%) e Artigos Farmacêuticos (0,1%).

Foto: Canva

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CATEGORIAS