Confira todos os números do mercado sobre óleos lubrificantes para motocicletas em 2025

Por Sérgio Rebêlo

 

Mototrak , a plataforma de inteligência de mercado da FactorK no segmento de motos no Brasil , divulga dados exclusivos  sobre crescimento e market share dos fabricantes de óleos lubrificantes para motocicletas em 2025  

 

Mercado brasileiro de MCO mantém trajetória de crescimento em 2025

De acordo com o MototraK – ferramenta de monitoramento e acompanhamento do mercado de óleos lubrificantes para motos, da FactorK – o mercado brasileiro de óleo de motor para motocicletas (MCO – motorcycle oil) alcançou aproximadamente 145 milhões de litros em 2025, registrando um crescimento de 4,3% em relação a 2024. A expansão reflete, principalmente, o forte dinamismo do mercado de duas rodas no país, impulsionado tanto pelo aumento das vendas quanto pela ampliação da frota circulante.

Segundo dados de emplacamentos da Fenabrave, as vendas de motocicletas cresceram 17,1% em 2025, totalizando 2,1 milhões de unidades, o maior volume já registrado na série histórica. Esse desempenho reforça o papel estrutural das motos como solução de mobilidade e geração de renda, especialmente em grandes centros urbanos e regiões com menor oferta de transporte público.

Em linha com esse movimento, estimativas do Mototrak/ FactorK indicam que a frota circulante efetiva de motocicletas no Brasil avançou 7% frente a 2024, atingindo pouco menos do que 18 milhões de unidades . Esse crescimento amplia de forma consistente a base de consumo recorrente de lubrificantes, sustentando a evolução do mercado de MCO no médio e longo prazo.

O perfil dos modelos adicionados à frota também ajuda a explicar a expansão. As motocicletas do tipo City responderam por 39% dos emplacamentos, seguidas por Scooters/Cubs (35%) e Trail/Fun (20%). Juntas, essas categorias somaram quase 95% das vendas totais do ano, refletindo a busca dos consumidores por alternativas mais acessíveis e adequadas à mobilidade urbana e de curtas distâncias.

Do ponto de vista competitivo, o painel do MototraK indica que a Moove manteve a liderança do mercado: apesar do impacto do incêndio em sua fábrica no início do ano, que afetou principalmente as vendas do primeiro semestre, a rápida resposta operacional permitiu uma recuperação consistente ao longo dos dois últimos trimestres, encerrando o ano com 32% de market share. Na sequência, ICONIC (16%) e Vibra (15%) seguiram na disputa pelo segundo lugar do mercado. Sendo que, enquanto Vibra preservou market share, a ICONIC apresentou ganho de participação em 2025. Assim, as três empresas juntas responderam por mais de 60% do mercado. Outros players também se beneficiaram do vácuo temporário de oferta, conquistando, em conjunto, mais de 5 pontos percentuais adicionais de market share no período.

Quanto à evolução das viscosidades, 10W-30 segue como a mais recomendada pelos manuais dos fabricantes, respondendo por 75% das recomendações nas novas motocicletas, seguida por 10W-40 e 20W-50.

Um ponto central deste mercado é o peso da recomendação no momento da escolha do lubrificante. Caso o mercado seguisse a recomendação dos fabricantes , a viscosidade 10W-30 deveria responder por 55% do mercado de MCO no Brasil. Na prática, não é o acontece. A decisão final frequentemente recai sobre 20W-50, seja por hábito, indicação do profissional responsável pela troca ou pelo preço unitário. Como resultado, a viscosidade 20W-50 ainda concentra mais da metade da  demanda efetiva de MCO no Brasil. 

O desempenho do mercado de MCO em 2025 reforça a forte correlação entre o crescimento da frota de motocicletas, o perfil de mobilidade urbana e as oportunidades estratégicas para os diferentes players da cadeia de lubrificantes no Brasil 

A  plataforma MototraK, da FactorK, é  uma ferrramenta de inteligência competitiva da FactorK  , com foco no segmento de motocicletas e que disponibiliza , em bases trimestrais :

  • Dados detalhados da frota circulante de motocicletas: informações granulares para cada um dos mais de 5.000 municípios brasileiros, incluindo ano de fabricação, tipo, fabricante, modelo, potência, motorização e combustível. 
  • Estimativas proprietárias da demanda  de lubrificantes – “ teórica “ e efetiva  (por tipo de moto, viscosidade, etc ).: demanda por categoria, tipo e especificação dos produtos conforme o tipo de moto – o que permite uma gestão precisa de portfólio e estoque.
  • Estimativas da participação de mercado das principais marcas de lubrificantes.

Caso deseje explorar este mercado com maior profundidade e avaliar os impactos estratégicos para a sua organização, a equipe do MototraK/FactorK terá prazer em apoiá-lo. 

 

Sérgio Rebêlo é sócio-Diretor da FactorK, consultoria, com ênfase em estratégia, programas de internacionalização e fusões e aquisições.  Administrator de Empresas pela EAESP-FGV, com MBA pela EAESP/FGV Brasil e OneMba -Kenan-Flagler Business School (Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill); EGADE (Tecnologico de Monterey/ Graduate School of Business Administration); Erasmus School of Business/ Rotterdam School of Management and The Chinese University of Hong Kong. Membro do Beta Gamma Sigma Society. Palestrante em eventos nas áreas de óleos básicos e lubrificantes: ICIS PanAmerican; ICIS London; Lubgrax; AEA; Encontro com o Mercado – Lubes em Foco.Diretor Financeiro (Probono) do Museu de Arte Moderna de São Paulo entre 2019 e 2022.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CATEGORIAS