O Minaspetro, que aconteceu entre os dias 3 e 4 de outubro, se consolidou como um importante ponto de encontro para a apresentação de tecnologias focadas em aumentar a receita, fidelizar clientes e otimizar a operação dos postos. Os expositores revelaram as novidades que prometem transformar a gestão no setor.
A Adaptive, sediada em Minas Gerais e com forte atuação no Nordeste e Sudeste, destacou suas soluções em automação e fidelidade. Paulo Morais, diretor de Expansão da empresa, ressaltou que a principal novidade é o software de fidelidade Cibus, adquirido recentemente e já testado pela Rede ABC de Supermercados. Outro “grande diferencial” da empresa é o fornecimento de um concentrador de bombas próprio e sem custo para seus clientes. “Hoje o concentrador das grandes marcas, eles chegam a custar 15, 20 mil reais, nós fornecemos para os nossos clientes sem custo dois aparelhos, o principal que fica no posto e caso tenha algum problema, um reserva sobressalente”, explicou. A Adaptive possui 80 unidades de atendimento em todos os estados do Brasil.
A TechPosto trouxe para o evento dois pilares centrais para o revendedor: “o pilar do que mais vender” e “como construir um posto de gasolina que tenha um custo de operação menor”. O diretor Renato Inama traduziu o primeiro pilar com a tecnologia de máquinas de lavagem da Istobal, que “tem uma margem de rentabilidade excepcional” e melhora o “ecossistema do posto”.
O segundo pilar foca no que está “na mão do empresário”, que é o custo de operação. Para isso, a TechPosto oferece um pacote que inclui bombas submersas da Gilbarco Veeder-Root, quadros elétricos de automação e filtros de diesel da marca Filtech. O objetivo é que esses equipamentos, instalados em postos novos, tenham “muito menos manutenção” e contratos de manutenção continuada “muito mais baratos”.
O foco na experiência do cliente e na inteligência artificial (IA) marcou a participação da Lukos. Wendell Marques destacou que, embora a empresa ofereça soluções completas para a frente de caixa, pista e gerencial, os grandes diferenciais levados à feira foram o sistema de fidelidade que oferece giftback e cashback e a IA integrada no sistema, que traz informações do banco de dados do cliente em tempo real, realizando funções e cadastros. Além disso, a Lukos está oferecendo o um serviço que “faz o reconhecimento das placas em tempo real no posto”. A tecnologia identifica se o carro é de um cliente recorrente, novo ou de fidelidade, permitindo que os frentistas “melhorem a qualidade do atendimento, a eficiência e a qualidade do posto de forma geral”, contribuindo para fidelizar os clientes.